quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os cinco valores das redes socias

Cabe agora a descrição destes valores construídos nos sites de redes sociais e que podem vir a influenciar os atores. São alguns deles: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade.

Tais sites permitem que seus usuários estejam conectados cada vez mais e isto acarreta em um aumento significativo da visibilidade social dos mesmos. Visibilidade se constitui como valor, pois permite que os “nós” sejam mais visíveis na rede e com isto um determinado ator pode vir a ampliar os valores obtidos por meio de conexões, como suporte social e informação. Proporcionalmente, quanto mais conectado o ator, ou “nó”, maiores as chances de que ele receba determinadas informações, que circulam no ciberespaço ou que obtenha suporte social quando necessário. Sendo assim, visibilidade esta diretamente pautada ao capital social relacional. (RECUERO, 2009)

“Finalmente, visibilidade também esta relacionada com a manutenção da rede social: um site de rede social pode ser utilizado para auxiliar a manter laços sociais com quem esta fisicamente distante.” (Recuero, 2009, p.108)

Recuero afirma que outro valor dos SRS esta ligado ao gerenciamento dos grupos sociais, ou seja, um único ator pode fazer parte de vários tipos de sites de relacionamentos e utilizá-los para administrar suas conexões e valores que constrói em cada uma dessas redes. Portanto, de acordo com a autora, a visibilidade social de um ator tem efeitos além do aumento de complexidade da rede, chegando até o capital social obtido por este.

Como exemplo, pode-se citar alguém que intencionalmente aumenta sua visibilidade no Twitter utilizando estratagemas para aumentar o número de seguidores e, assim, alçar maior popularidade em seu blog. De tal maneira, pode-se concluir que a visibilidade é um valor por si só, porem é decorrente da própria presença do ator na rede social (RECUERO, 2009). Mas também é peça chave para a concepção de outros valores, como a reputação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário