domingo, 25 de setembro de 2011

O conceito de reputação, de acordo com Recuero (2009), esta ligado diretamente ao fato da existência de informações sobre quem é o que pensa o ator, tais subsídios auxiliam os demais atores a construírem suas impressões sobre o mesmo. Este valor pode ser influenciado pelas ações do ator, mas não exclusivamente por elas, uma vez que depende igualmente da construção dos outros sobre essas ações.

Um ponto-chave da construção de redes sociais na Internet esta no fato que os sistemas que oferecem suporte às mesmas permitem maior controle sobre as impressões emitidas e dadas e, deste modo, oferecendo auxílio na formação da reputação. Por fim, assim como na visibilidade, a reputação pode ser gerenciada através dos SRS, a partir dessa intencionalidade um determinado nó pode trabalhar na formação de sua própria reputação, seja através das informações publicadas ou na construção de sua visibilidade social. Assim, reputação esta associada ao capital social relacional e cognitivo. Relacional porque é a conseqüência das conexões constituídas pelos atores e cognitiva porque também esta atrelada ao tipo de informação fornecido pelo ator social.

Outro valor a ser apresentado trata-se da popularidade, este relacionado à audiência que, por sua vez, é facilitada nos sites de redes sociais. Esta relação propicia a percepção mais nítida da popularidade, uma vez que a audiência é medida mais facilmente na rede (RECUERO, 2009). Este valor é relativo à posição do ator dentro da rede, quanto mais centralizado na rede mais popular. Devido ao grande número de pessoas conectadas a ele, o mesmo obtém maior sua influência sobre os demais atores na mesma rede.

“A popularidade também é relacionada ao número de comentários e ao tamanho da audiência de cada blog ou fotolog, pelo número de visitas em um perfil, bem como a quantidade de links.” (RECUERO, 2009, p.111)

No Twitter, segundo Vieira (2009), a popularidade esta diretamente relacionada à quantidade de seguidores que alguém possui. Sendo assim, Recuero (2009) diz que popularidade como valor refere-se em maior grau a posição que o ator ou nó ocupa na rede do que a percepção dos demais sobre ele. Portanto, popularidade pode ser medida a partir da estrutura da rede e possui um valor quantitativo. Ela também tem relação com o capital relacional.

Outra característica deste valor é que a popularidade tem mais conectividade com laços fracos, uma vez que a percepção esta associada à quantidade e não na qualidade das conexões. Popularidade pode ser percebida tão facilmente em sistemas de Internet também por conta da permanência e persistência das interações no ciberespaço. No Twitter, por exemplo, a popularidade de um perfil pode ser avaliada na quantidade de seguidores que este possui ou pelo número de referências que são feitas ao perfil em uma conversação. (RECUERO, 2009)

São corriqueiras as confusões entre popularidade e visibilidade social, porém não são iguais, sendo o primeiro uma conseqüência do segundo. De acordo com Recuero (2009), enquanto visibilidade esta relacionado com a capacidade de ser visto de cada ator, a popularidade é uma propriedade relacionada à posição estrutural do ator na rede, em outras palavras, apenas alguns são populares, porém todos possuem visibilidade. Por fim, popularidade não esta ligada a autoridade, e sim a algum tipo de reputação, seja ela boa ou ruim. Um blog pode ser popular por que é ruim, porque é engraçado, por ser polêmico, etc., e não porque possua autoridade.

Autoridade refere-se à capacidade de influência de um ator na rede social. Não é simplesmente a posição do nó (ator) na rede ou avaliação de sua visibilidade. Trata de uma média que demonstra o poder de influência do ator diante de sua rede e também a percepção que os demais atores de reputação tecem sobre ele. Recuero (2009) lembra que é importante a compreensão de que autoridade, embora seja associada à reputação, não se limita a ela, uma vez que autoridade é uma medida de influência da qual a reputação se depreende. Este valor não é decorrente unicamente de um capital social relacional, mas também provem de um capital social cognitivo.

Autoridade, conforme Recuero (2009), é um valor per se, visto que se mantém diretamente relacionado com reputação, no entanto de um modo diferente do simples compartilhamento de informações e contribuição. Os atores que buscam

autoridade têm como objetivo construir uma reputação relacionada com um assunto específico. A autora ainda afirma que autoridade esta conectada ao capital social conector, uma vez que é foco dos autores que desejam formar uma audiência, mais do que desejam construir intimidade com os outros.

No Twitter, segundo a mesma autora, a autoridade de um ator pode ser medida além de suas citações que um determinado ator recebe, mas principalmente pela sua competência de gerar conversações a partir daquilo que publica (RECUERO, 2009). Como no Twitter é comum os atores utilizarem o sistema como fonte de informações, ele propicia a geração de autoridade no ciberespaço. Portanto, o número de seguidores em um perfil no Twitter também pode ser utilizado como modo de avaliar autoridade do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário