terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ideias sobre personagens nas redes on-line

Primeiro vejamos o que são valores das redes sociais:


No estudo dos sites de redes sociais, é imprescindível a análise dos valores construídos nestes ambientes virtuais. Através da observação destes valores, se obtém a base que auxilia na verificação do capital social construída nestes espaços, juntamente com sua influência na construção e estrutura de redes sociais. Uma notável característica destes sites diz respeito a sua capacidade de construir e facilitar a emergência de tipos de capital social, que em ambiente fora do ciberespaço dificilmente ocorreriam (RECUERO, 2009). Pode ser citado como exemplo o Orkut, onde um ator pode ter facilmente algo entre 300 e 400 “amigos”.

Porém, estes números de conexões, que raramente se reproduziria fora da Internet, podem influenciar em vários acontecimentos, como torná-lo visível na rede social ou até mesmo auxiliar na construção das impressões de popularidade fora do espaço na Internet (RECUERO, 2009). Sendo assim, cabe a descrição destes valores construídos nos sites de redes sociais e que podem vir a influenciar os atores. São alguns deles: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade.

Tais sites permitem que seus usuários estejam conectados cada vez mais e isto acarreta em um aumento significativo da visibilidade social dos mesmos. Visibilidade se constitui como valor, pois permite que os “nós” sejam mais visíveis na rede e com isto um determinado ator pode vir a ampliar os valores obtidos por meio de conexões, como suporte social e informação. Proporcionalmente, quanto mais conectado o ator, ou “nó”, maiores as chances de que ele receba determinadas informações, que circulam no ciberespaço ou que obtenha suporte social quando necessário. Sendo assim, visibilidade esta diretamente pautada ao capital social relacional. (RECUERO, 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário