segunda-feira, 27 de julho de 2009

Funções de um Relações Públicas

Cansada de explicar sem sucesso a famosa pergunta:

RP? que "isso" faz?

Aqui estão resumo basico de nossas atribuições

by Roberto Porto Simões

Assessoria: caracteriza-se pela prestação de serviços que o profissional presta às empresas. Como assessor faz a análise de situação da empresa, checa seu histórico, cenários internos e externos, e faz o diagnóstico das necessidades da empresa, procurando, a seguir, oferecer soluções para os problemas encontrados, acompanhando a execução do plano estratégico de relações públicas.Pesquisa: nesta etapa, torna-se essencial saber qual a percepção que os públicos têm da empresa e sob que enfoques é avaliada pela opinião pública, o que se consegue por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas.Planejamento: é a forma de gerenciar de maneira estratégica os recursos humanos e materiais da empresa dentro de sua visão de futuro. Do planejamento, nascem os diferentes programas de comunicação e a otimização dos relacionamentos da organização com os públicos.Execução: é o momento de se por em prática o que foi planejado de modo a obter os resultados esperados. Neste ponto, o profissional terá de gerenciar pessoas, atividades e recursos já previstos e de motivar os envolvidos na parte operacional e mantê-los a par do que está sendo feito.Avaliação: tem por objetivo analisar os dados obtidos e verificar se estão de acordo com os objetivos e o que foi planejado. É hora de analisar como a empresa está sendo percebida pela opinião pública e pelo mercado e se seus planos de relacionamentos estão obtendo os resultados esperados.Além de exercer essas funções, para ser bem sucedido, o relacionista deve saber persuadir, ser empreendedor e criativo para poder enfrentar os permanentes desafios que a profissão lhe oferece

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